7 de mar. de 2012

Menopausa

O termo menopausa vem do grego men (mês) e pausis (interrupção, pausa). 
É o período de encerramento do ciclo menstrual, a idade para sua chegada é entre os 45 e 55 anos.
Para algumas é encarado como uma nova fase a ser aceita, para outras vem junto com muito desconforto e angustias. Daqui alguns anos chegarei lá, espero !!!

Quero fazer outra pausa na minha leitura,  para dividir com vocês o que Márcia Frazão (no livro Revelações de uma Bruxa) escreveu sobre esse período.

Página 192 - 193:

Ultrapassada a menopausa, igualmente marginalizada pela cultura retilínea, a mulher é massacrada por preconceitos que a deixam com a sensação de ter deixado de ser mulher completa; fica-se com o sinal do aleijão e se é considerada quase como fruta bichada. Talvez por esse motivo, as próprias mulheres evitam falar sobre essa fase, fechando-se em intermináveis calores e nervosismos.

Na menopausa trabalhamos com um aspecto diferente do feminino. Nosso ciclo lunar vai aos poucos diminuindo até o momento em que desaparece completamente. Durante o período em que nossas regras escasseiam, existe uma série de intervalos entre elas, e, nesse período, nos preparamos para nos tornar, enfim, uma Lua completa.

Nossos calores e outras manifestações físicas devem ser vistos como sinais de transição e transformação, devendo, por isso, ser tratados com honra e nunca silenciados.

É o tempo que caracteriza um importante rito de passagem para as mulheres. De repente, somos envolvidas por uma calma mais intensa e nos tornamos muito mais perceptivas quanto aos nossos sentimentos; é o tempo em que a mulher se torna sábia, podendo compartilhar essa sabedoria com as mulheres mais novas, nesse período temos e somos a própria Lua !

Página 200 - 201: 

Na menopausa aprendemos as primeiras lições que nos levarão, por fim, à totalidade suprema. O tempo é, então, vivido com mais intensidade e procuramos extrair de cada experiência vivida um ensinamento. Nesse período, estamos mais pacientes, e nossos atos já não carregam a chama da impulsividade. É o tempo da delicadeza.

Na cultura retilínea, foi-nos ensinado a temer essa Lua, e aprendemos horríveis lições que nos levaram sempre a evitar qualquer coisa que signifique velhice. A humanidade passou a viver um frenesi juvenil, e mil artimanhas são inventadas a cada dia com o fim de esconder o passar dos anos. As mulheres, quando se encontram vivenciando essa Lua, entram em profundos estados depressivos e começam a temer o envelhecimento. O resultado de tudo isso é uma cultura em que o velho é evitado, tornando-se, por sua vez, um ser ressentido.

A Lua minguante reconduz ao caminho da sabedoria, onde não mais teremos preconceitos com nosso estado de envelhecimento, pois teremos a certeza de que estamos espalhando conhecimento. Nessa Lua, estamos mais maduras para o sexo e o vivenciamos em plenitude; é o tempo em que nos tornamos mais sensuais e alcançamos orgasmo com mais facilidade. É o período dos sonhos eróticos, e podemos vivenciar grandes paixões que poderão auxiliar o desabrochar dessa nova mulher. 
Portanto, não fuja das emoções trazidas por essa lunação, vivencie-as na totalidade, procurando extrair delas todo o prazer !

Nenhum comentário:

Postar um comentário